Versos Ofídicos

Algumas linhas ofídicas (mas não ofensivas), venenosas (mas não mortais)...

sábado, 20 de maio de 2006

Amigo É Coisa Pra Se Guardar (e não pra mostrar)

Uma vez, há pouco, fiz uma introspecção psicológica a fim de me tornar melhor. Não o melhor: uma pessoa melhor. Descobri que para se ser uma boa pessoa, agradável a gregos, troianos e brasileiros (sendo que só a estes últimos é muito mais difícil), deveria pautar-me nos ensinamentos éticos que aprendi com Filosofia, na escola. Resolvi me basear nos princípios da lógica e do bom-senso - pois são princípios universais - para conseguir obter êxito nessa nova empreitada.
Tornei-me, deveras, uma pessoa mais calma, paciente, complacente, tolerante, amiga.
Pensei: "Bom, já que tenho tantos amigos, preciso mudar meu jeito de ser pra agradar a todos". Não me bastava mais ter amigos pra sair, amigos pra beber, amigos pra jogar bola, amigos pra jogar vídeo-game, amigos pra isso, amigos pr'aquilo... Não me bastava ser um-vários-eu. É sem lógica. Eu queria ser um e que cada amigo que eu tinha saísse, bebesse, jogasse bola ou vídeo-game, ou fizesse qualquer outra atividade comigo. Eu mudei. Eles não. Eles sumiram.
Acho que quando se tem poucos amigos (entenda: amigos) é sinal de que você está se tornando uma pessoa melhor. O orkut é a prova mais latente disso. Quanto mais "amigos" a pessoa tem, mais medíocre ela é ou está ficando. Invariavelmente. Pesquise pra você ver. Já tenho mais de 220 "amigos" no orkut. Isso também contribuiu para meu momento de reflexão. Tem gente que eu nem conheço, mas me adicionou porque me viu em alguma comunidade lá. Uma pessoa que faz isso não tem menos de 500 "amigos" no orkut.
Tenho dois irmãos, um amigo do peito, três ou quatro amigos, duas pessoas que sei que são de confiança e algumas amizades sinceras (menos de dez) e não me considero infeliz nem incompleto por isso. Prefiro-os aos 76 fãs(?!) no orkut, 156 pessoas adicionadas no msn e uma centena de colegas "e aí, tudo bem?" que tenho por aí.
Faça também uma reflexão. Se estiver com pouco amigos, não fique triste. Tenha um amigo. Mas um amigo do peito, irmão, camarada. Amigo é coisa pra se guardar, não para mostrar.