Amigo É Coisa Pra Se Guardar (e não pra mostrar)
Uma vez, há pouco, fiz uma introspecção psicológica a fim de me tornar melhor. Não o melhor: uma pessoa melhor. Descobri que para se ser uma boa pessoa, agradável a gregos, troianos e brasileiros (sendo que só a estes últimos é muito mais difícil), deveria pautar-me nos ensinamentos éticos que aprendi com Filosofia, na escola. Resolvi me basear nos princípios da lógica e do bom-senso - pois são princípios universais - para conseguir obter êxito nessa nova empreitada.
Tornei-me, deveras, uma pessoa mais calma, paciente, complacente, tolerante, amiga.
Pensei: "Bom, já que tenho tantos amigos, preciso mudar meu jeito de ser pra agradar a todos". Não me bastava mais ter amigos pra sair, amigos pra beber, amigos pra jogar bola, amigos pra jogar vídeo-game, amigos pra isso, amigos pr'aquilo... Não me bastava ser um-vários-eu. É sem lógica. Eu queria ser um e que cada amigo que eu tinha saísse, bebesse, jogasse bola ou vídeo-game, ou fizesse qualquer outra atividade comigo. Eu mudei. Eles não. Eles sumiram.
Acho que quando se tem poucos amigos (entenda: amigos) é sinal de que você está se tornando uma pessoa melhor. O orkut é a prova mais latente disso. Quanto mais "amigos" a pessoa tem, mais medíocre ela é ou está ficando. Invariavelmente. Pesquise pra você ver. Já tenho mais de 220 "amigos" no orkut. Isso também contribuiu para meu momento de reflexão. Tem gente que eu nem conheço, mas me adicionou porque me viu em alguma comunidade lá. Uma pessoa que faz isso não tem menos de 500 "amigos" no orkut.
Tenho dois irmãos, um amigo do peito, três ou quatro amigos, duas pessoas que sei que são de confiança e algumas amizades sinceras (menos de dez) e não me considero infeliz nem incompleto por isso. Prefiro-os aos 76 fãs(?!) no orkut, 156 pessoas adicionadas no msn e uma centena de colegas "e aí, tudo bem?" que tenho por aí.
Faça também uma reflexão. Se estiver com pouco amigos, não fique triste. Tenha um amigo. Mas um amigo do peito, irmão, camarada. Amigo é coisa pra se guardar, não para mostrar.
7 Comments:
At 21/5/06 3:13 PM, Anônimo said…
Concordo em gênero,nº,e grau,o q vale na vida,é ter poucos mas bons amigos,aqueles q nos conhecem a fundo,e ainda assim nos amam.
At 21/5/06 6:23 PM, Anônimo said…
Oi Rafa!!!
Como sempre vc arrasa!!!
Estava sentido falta de seus escritos...
Sou sua admiradora incondicional;e aconteça o q aconteçer estarei sempre na sua platéia!!!
Vc é realmente incomparável!!!!
At 22/5/06 8:44 PM, *£ua* said…
Há tanto tempo q eu n aparecia por aqui... Mas estou de volta ok?
Quanto ao post, há muito tempo que já percebo esse tipo de coisa... Há alguns anos, andava com pessoas que se diziam as inseparáveis... Hoje em dia, parece que nem nos conhecemos... Tenho um amigo e uma amiga de verdade. E os dois apenas me bastam para me fazerem feliz... Acho q o tempo vai passando e vamos compreendendo coisas como essas, n é mesmo? Nada melhor do que viver e aprender...
Beijoss
Lua
At 23/5/06 12:58 AM, Ricardo Ferreira said…
Deixar de postar enfraquece a amizade, mas voltar a fazê-lo, fortalece-a.
Fico feliz que tenha voltado.
Vida longa ao Versos Ofídicos!
Grande abraço.
At 29/6/06 8:56 PM, Anônimo said…
rafa vc sabe q sou seu fã + pra mim ``na minha propria ´´opnião foi o texto q vc foi + feliz é uma verdade na vida de todos iogurteiros!!!vlw continue assim e q Deus o abençoe !!!
At 21/7/06 9:18 PM, Anônimo said…
É...talvez uma pena!
Mas é a pura realidade...outro fato interessante é que, as mais belas mensagens são enviadas pelos
mais desconhecidos...
(loucura não!!)rsrsr
Vai entender?!
Parabéns pelo texto...
Beijos Rafa.
Sheila Nogueira
At 4/1/07 4:17 PM, Anônimo said…
Fiko muito felix q os versos ofídicos tenham voltado ....
Arrasou hein Rafas .... Issso nem é + 9dade fuiz bjus
Postar um comentário
<< Home