Versos Ofídicos

Algumas linhas ofídicas (mas não ofensivas), venenosas (mas não mortais)...

sábado, 24 de dezembro de 2005

Não quero falar sobre Natal (mas preciso)

Certa vez escrevi que não existem dias importantes na vida, nenhuma data é data comemorativa. Isso há muito tempo. Passados vários anos, cresci, amadureci e, dessa asserção, nada mudou. E não mudou mesmo.
Em época de fim de ano, essa opinião pra mim se confirma. Tudo é simbólico. "Vamos ajudar o próximo, fazer o Natal de outra pessoa feliz". Como se só nessa época tais entes precisassem dessa ajuda...
A virada do ano é o momento mais simbólico do universo. Cheia de promessas, superstições, esperanças... Aí chega o dia 02/01 e vemos que nada mudou. Nem vai mudar.
Eu detesto os clichês peculiares ao ensejo: Papai Noel, panetone, cartão musical, Simone cantando Então é Natal, o coral das crianças de Petrópolis, Especiais de fim de ano da Globo ( e agora da Record também), e congêneres.
Entretanto, nesse mister, uma coisa me fascina: o chamado "espírito natalino" (que também é um chavão de fim de ano). É um momento que, independente das nossas crenças e credos, sentimo-nos mais a vontade para expressar sentimentos que insistem em não se mostrar no nosso (no meu, pelo menos) cotidiano. Exercício de Psicanálise. Por isso, gostaria de deixar um forte abraço para todos os meus amigos e parentes (sem citar nomes sob pena de pecar pelo esquecimento) e, em especial, dizer à minha mãe Jane e aos meus irmãos Israel e Renata que eles são a minha sustentação e motivação do dia a dia; não caio e nunca cairei por eles. Amo vocês.
Sem querer, acabei caindo nos ardis do Natal e Ano Novo. É assim mesmo. Deus abençoe a América (do Sul).

3 Comments:

  • At 26/12/05 11:45 AM, Anonymous Anônimo said…

    Gostei muito do texto e concordo plenamente ,pois o povo em geral independente de credo e crença só se recordo do próximo nestas datas , mesmo assim acaba não fazendo é nada !!

     
  • At 26/12/05 11:51 AM, Blogger Ricardo Ferreira said…

    Só para contribuir: Jesus de Nazaré, na TV Record, e Sidra Cereser (ô pobreza!) na geladeira.
    Ah, também, "Feliz Natal e Próspero Ano Novo"!

     
  • At 24/9/06 7:58 AM, Anonymous Anônimo said…

    ê textozinho de merda hein? você escreve mal pra caralho...seu merda

     

Postar um comentário

<< Home