Versos Ofídicos

Algumas linhas ofídicas (mas não ofensivas), venenosas (mas não mortais)...

quinta-feira, 29 de junho de 2006

A Revolta dos Mendicantes

Às vezes eu me sinto um estrangeiro, passageiro de algum trem que não passa por aqui. Não que ache legal ou queira sempre ser do contra, mas algumas situações do cotidiano, que para muitos é algo legítimo e cegamente aceito, para mim são momentos que exigem um pouco mais de reflexão. E os temas corriqueiros me fazem pensar mais do que Platão ou Aristóteles (assim como, para escolher um candidato a qualquer posição de poder, consulto primeiro os amigos próximos, depois os próprios pleiteantes).

Há alguns dias um colega disse algo interessante, que me fez estagnar no tempo, ainda que por questões de milésimos, para pensar. Reclamou de um terceiro na história que negou-se a dar R$ 2,50 em uma revista (ou era um livreto?) de suposto bom conteúdo, dizendo que para uma cerveja nunca faltaram R$2,00. Aí falou: “Né não, Rafa?”; ao que lhe respondi: “Né não!”.

Ora, é claro que a revista (ou livreto) traria algum retorno no campo cognoscitivo do colega, ao passo que a cerveja concorreria para exatamente o oposto. Entretanto, o pequeno compêndio não pagaria uma tarde de prosa com amigos, de descanso, de lazer, de mediocridade. A meu ver, o ócio e a mediocridade também são partes indissociáveis do ser humano.
Não quero fazer o elogio do ócio nem a apologia do álcool. Transponha esse exemplo para uma outra situação de sua vida. Porque a prioridade não é o momento? Porque temos de ter sempre horário pra isso, horário pr'aquilo? Porque não pensamos no futuro vivendo o presente?
Esse exemplo é sugestivo porque, para quem, assim como eu, é pobre de nascência, o estudo tem um peso incomensurável para a ascensão futura. E aí, quanto mais estudamos, mais descobrimos o quanto essa asserção é falsa. E quando combatemos esses falsos dogmas que tentam a todo custo nos incutir, somos arautos do absurdo nesse mundo quem dera são; jovens insulares pescando insanidades na pacífica, fantástica e positivista ilha azul da galáxia.
Mesmo assim, entre o rosto e o retrato, entre o real e o abstrato, entre a loucura e a lucidez, entre o uniforme e a nudez, continuamos remando. Contra a maré.

6 Comments:

  • At 29/6/06 9:03 PM, Anonymous Anônimo said…

    tirando o penultimo paragrafo a pelo qual devo ainda recorrer a meu novo e grande amigo aurelio
    gostei muito do texto e da forma com a qual encarou o acontecido !!rsrsrsrsrsrs Esse Rafael kkk!!
    A proposito terei q comprar um pc pois ler estes textos numa lan house com uns cara jogando cs ao meu lado ninguem merece !!!

     
  • At 29/6/06 10:50 PM, Blogger Ricardo Ferreira said…

    O presente é o lar de toda humana consciência, em cuja qual nossos impulsos e aspirações convivem, dialogam, conflituam-se, buscando solução adequada. Mas esta casa precisa ser devidamente arejada, com boas visitas, com boas conversas, com ócio - e também com bons livros!
    Sempre que me convidar, é nessa sua casa que estarei.

    Abraço forte, Rafa.

     
  • At 29/6/06 11:55 PM, Anonymous Anônimo said…

    Rafa,
    É sempre muito bom "ler" você. Concordo que o ócio em medida certa seja saudável. Estou em férias da faculdade e ante-ontem, fui despedida do escritório onde me exploravam. Não pensava mais, só fazia... Agora, nesse meu momento Homo sapiens, aproveitarei com sabedoria as horas passarem em boas conversas jogadas fora.Viva a boemia!!!!!

    Beijos!!!!

     
  • At 30/6/06 4:17 PM, Blogger Alma quase bonita... said…

    Atualmente, se dá mais valor às coisas fúteis e efêmeras. Mas não concordo que a busca pelo conhecimento "tem um peso incomensurável para a ascensão futura",a não ser que você esteja falando da ascensão intelectual, pessoal.

     
  • At 3/7/06 12:19 PM, Anonymous Anônimo said…

    olá rafael, interessante! o detalhe é que as pessoas não se conhecem,para poder saber lidar com as suas próprias limitações, muitas pessoas inteligentes, não percebem(ou não querem aceitar)que são vulneráveis a certas coisas que as deixam dependentes (escravas), pelo próprio prazer que as mesmas proporcionam. e o efeito, é sempre defender o prazer que se está sentindo. daí encontramos pessoas boas que não tem o controle de si, mas são as primeiras a afirmar que tem.
    todo o sacrificio é válido, e todo prazer é efêmero, buscar realisar-se no sacrificio de exercer a nossa própria essência, é o que faz sentido!

    é só uma reflexão pessoal!
    um abraço e tá legal seu blog de pensamentos!

    kessller.

     
  • At 16/7/06 10:48 AM, Anonymous Anônimo said…

    Eis ai uma interrogação que nos acompanha todos os dias... tudo na vida tem um "por quê" e agente nem sabe bem ao certo o por quê disso!! Uns dizem que é destino,já outros... uma mera coincidência... essa possibilidade de tantos "por ques" faz com que o homem se sinta sempre na obrigação de encontrar um novo por quê, e o mais engraçado em toda essa história é que eu não sei por que isso!!!

     

Postar um comentário

<< Home